quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Considerações sobre o projeto fábula - Mário e Priscila

O projeto fábula foi uma idéia que a nossa a professora, juntamente com nós alunos da sala de recurso organizamos ao longo de 2011. É claro que a gente teve muitas dificuldades, mas, conseguimos fazer um belo projeto.
Começamos lendo uma fábula do coelho e a tartaruga de Jean de La Fontaine, uma história simples e curta como toda fábula tem que ser. Outro detalhe que nós percebemos foi que em todas as fábulas, os animais eram os personagens principais.  A partir daí, demos continuidade ao nosso projeto fazendo diversas pesquisas na internet sobre a fábula.
Pesquisamos na internet as principais características da fábula como foi dito no parágrafo anterior, os animais eram usadas como personagens da história que se comportavam como seres humanos.
Depois que terminamos a pesquisa tivemos a idéia de montar uma bandinha musical e pesquisamos várias músicas relacionadas à fábula, no fim escolhemos a música “cigarra” da cantora Simone:
Usamos instrumentos musicais para fazer a apresentação aos alunos do período vespertino. No começo tivemos algumas dificuldades em relação ao encontrar o ritmo de cada instrumento, outra foi o nervosismo na hora de apresentar o projeto aos alunos, no final das contas deu tudo certo.
Durante esse período de projeto visitamos diversos sites de fábulas escritas por Esopo e Jean de La Fontaine, fizemos várias atividades, produzimos e interpretamos  textos.  Foi muito legal por que ajudou muito na nossa aprendizagem, tanto que nós montamos um livro com todas as nossas fábulas para serem compartilhadas.
Enfim a nossa ultima etapa foi produzir o blog com o propósito de postar o nosso projeto.